Tuesday, September 02, 2008

Pelo fim dos 99 centavos

Jorge B., brasileiro, costuma comprar produtos em promoção. Melhor! Em falsa promoção. Melhor ainda! Em falsa promoção que de fato pode virar promoção. Entendeu não? Senta que lá vem a história.

Quando criança, Jorginho foi ao supermercado com sua mãe lá chegando se deparou com um conjunto de duas caixas de cereais que vinham com um boneco deu um super herói qualquer. "Mãe compra!" Sua mãe " Mas quanto custa isso meu filho?" "Cinco e pouco!" Sua mãe muito esperta sabia que esse "cinco e pouco" na verdade era seis! Considerando que também teria que levar para seu filho mais novo,o valor então pularia para dose. Levou em tão as quatro caixas mas não levou sua barra de chocolates. Jorginho espalhou a novidade entre seus amigos que convençeram suas mães que com "dez e um pouquinho" poderiam comprar quatro caixas de cereais. Naquela semana muitas mães emagreceram!

Jorge adulto não caía mais nessa de alguma coisa e noventa e nove, sabia ele ser apenas um golpe publicitário cujo fim era pegar crianças e adultos com alma de criança.  Todavia continua a perder dinheiro, pois, não sabia ele que o Código de defesa do consumidor, apesar de não dizer expressamente que na ausência de troco o consumidor deverá receber um troco maior, dá todas as bases para que isso ocorra. É dessa forma que tem entendido os órgãos de proteção ao consumidor. Basta dar uma procurada no Google.

Digamos que o produto custe 8 reais e o caixa só tenha uma nota de cinco no caixa. Viva! Voce economizará 3 reais! Outro lembrete... Não existe o tal troco máximo que costumamos ver nos ônibus.

1 comment:

DuDu Magalhães said...

Não consigo mais me sentir enganado...

rsrs

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