Saturday, August 30, 2008

"O futuro já começou"

Hoje me deparei com uma notícia no folha online que me deixou um tanto preocupado. Não! Eu quis dizer impressionado. Antes postar a manchete, prefiro comentar o motivo da minha adimiração.

Tem um animê que no Brasil ainda não foi muito divulgado - PlanetES. Eu não digitei errado. As duas ultimas letras são maiúsculas mesmo. A trama se passa num futuro próximo e tem como personagens principais "catadores de lixo espacial". A história a medida que evolui vai se tornando densa. Além da questão do lixo espacial, trata de outros temas como liderança, hierarquia, burocracia, interesses políticos e ideologias. Antes de iniciado o tema de abertura - "Dive in the Sky" - exibe-se o momento em que o material deixado no espaço torna-se um problema da humanidade: Um ônibus espacial é despressurizado após chocar-se com um parafuso.

Pois bem. Depois de todo o "embromation" vamos à notícia:

Estação espacial "dribla" lixo cósmico e evita colisão

A altura da órbita da ISS (Estação Espacial Internacional) foi reduzida para evitar uma colisão com lixo espacial, informou nesta quinta-feira o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia em comunicado.

A correção da órbita foi realizada às 20h11 (13h11 de Brasília) de quarta-feira, com ajuda dos propulsores do veículo espacial europeu Julio Verne, acoplado à ISS.

"Os serviços russo e norte-americano de controle do espaço orbital informaram sobre a possível colisão, e esses dados foram utilizados pelos especialistas em balística do CCVE para calcular a correção da órbita da ISS", acrescenta o texto.

Após a manobra, a altura média da órbita da ISS se reduziu em 1,7 quilômetro, e é atualmente de 353,7 quilômetros. Habitualmente, a altura de órbita média da ISS oscila entre 360 e 330 quilômetros.

A plataforma perde entre 100 e 150 metros de altura a cada dia por causa da gravitação terrestre, da atividade solar e de outros fatores. Por isso, três ou quatro vezes ao ano se realizam correções de sua órbita com ajuda dos motores das naves de carga.

fonte:Folha Online

Quem tiver interesse em baixar provavelmente só encontrará a versão legendada em inglês, em português só o primeiro episódio.

2 comments:

rodrigocherene said...

Futuro é coisa do Passado

Rafael said...

KKkkkk Idem!

BlogBlogs.Com.Br