Wednesday, December 03, 2008

Esmola: Uma nova forma de investimento

Hoje, lendo um jornal local, me deparei com uma notícia que me fez reler duas vezes o título pois não acreditei no que li. "Ceará exporta pedintes para a Festa do Morro", esse é o tipo de enunciado que nos causa uma sensação de não saber se o momento é para rir ou para chorar, enfim é desconcertante.

pedinteEsmolas se tornaram uma forma de ganhar dinheiro, graças a bondade alheia, que anda criando até especulações. A festa da Nossa Senhora do Morro da Conceição, aqui no Recife, para quem não sabe é um evento, que já foi mais cristão, vale ressaltar, que assim como qualqer festa de santo atrai gente de coração ensopado de "cristianismo". Atrai também pedintes, que se aproveitam da atmosfera.

Se o negócio não fosse lucrativo, não apareceriam pessoas dispostas a pagar 100 reais de passagem para vir a festa para pedir. Houve até quem dissesse que já pagou o dinheiro do ônibus, em uma outro evento, com o próprio faturamento do mesmo. Sim, outros eventos! Há uma espécie de Circuito de Festas de Santos no nordeste e parte do centro-oeste, atraindo esses "novos investidores". Pois é, o mundo é cão!

Fonte: Jornal do Commercio

5 comments:

Anonymous said...

Nossa...
Custa acreditar que seja verdade uma notícia daquelas...
aushaush

http://ociosa-mente.blogspot.com/

Andréia Silva said...

Gostei muito do blog, serei leitora assídua...
Sobre a esmola, isso só se perpetua porque nós mantemos o hábito de dá-las.

Andréia Silva said...

Obrigada pelas dicas..."Linkei" teu blog...
Minha depressão é poética...

Anonymous said...

As vezes acho que dar esmola é certo, as vezes não.

Sou de Pernambuco sim, Vitória de Santo Antão, já ouviu falar?

beeijos'

sacodefilo said...

Pois é.. mas miséria é uma indústria que não sofre efeitos da crise mundial. Na miséria, criamos religiões e vendemos algo em que acreditar, nas feiras locais movimentamos uma verdadeira legião de miseráveis pedintes, usamos aleijados para vender balinhas, contratamos atendentes de telefone para vender ajuda a "doentes" de câncer fictícios..
Enfim...

Terêncio já dizia: sou humano e nada do que é humano me é estranho...

Mas, às vezes, ainda me assusto, sabia...?

BlogBlogs.Com.Br