Wednesday, December 10, 2008

Muitas felicidades, muitos anos de vida!

Hoje, 10 de dezembro, a Declaração Universal de Direitos Humanos completa 60 anos. Muitos especialistas ainda consideram o texto atual. Por que será? 4bilhões ainda não tem acesso a justiça!

Para quem não sabe a carta de daclaração já começou em confilito visto que quando foi aprovada os alguns países do leste europeu, a União Soviética, a África do Sul e Arábia Saudita, se abstiveram da votação. Fora isso o placar foi de 48 a 0! Os Russos pediam direto a revisão de alguns artigos e com isso o adiamento da votação. Não conseguiram nenhum nem outro, pois a ex-primeira-dama dos EUA, Anna Roosevelt, a representante dos EUA na ONU, pediu delicadamente a outros países uma contribuição para "a espécie humana". Vejamos alguns conflitos que ocorreram durante sua elaboração:

  • O primeiro artigo diz que "todos os seres humanos nascem livres e em igualdade de direitos". Originalmente a palavra utilizada era "men" (homens, em inglês), mas os EUA eram contra. Eles queriam trocá-la por "human being" (ser humano). Conseguiram.
  • A China implicou com o texto original do artigo 2 -"Todo homem tem capacidade para gozar as liberdades (...) sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua (...)- porque colocava a palavra "cor" antes da palavra "raça". Os chineses entendiam que o parágrafo listava uma ordem decrescente de importância. Para eles, a ordem certa era "raça" e depois "cor", como acabou ficando.
  • A URSS queria incluir a palavra propriedade na lista, mas se contentou com a palavra riqueza.
  • O Reino Unido apresentou veto à intenção de as mulheres terem direito a salários iguais aos dos homens, alegando que homens deveriam ganhar mais para terem o direito de poderem sustentar suas mulheres donas-de-casa.
    A Igreja Católica pressionou a ONU para incluir Deus na Declaração.
  • O Brasil propôs a inclusão de um parágrafo dizendo que todos os homens haviam sido criados "à imagem e semelhança de Deus". URSS, Índia e Reino Unido se opuseram. A proposta foi rejeitada.

Precisa dizer que a Guerra Fria começou logo após isso tudo?

Para aqueles que ainda não conhecem essa cartilha dos Direitos Humanos do Século XX seguem os links:

Versão Completa

Versão Resumida

fontes: Dhnet, Diário de Pernambuco.

5 comments:

Anonymous said...

Nossa mas que opinião mais... inútil, essa do Brasil, hein?

Wander Veroni Maia said...

Quem bom seria que algumas noções de direito humano fossem enraizadas na nossa sociedade e não simplesmente leis regidas por obrigação. Tudo deveria começar pelo respeito.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

DaNieL said...

Pensei em falar sobre isso no meu blog tb, hehe.

Bala Salgada said...

As mulheres DEVEM ganhar o mesmo se o serviço for o MESMO que os homens. Aqui no Japão tem essa diferença.

Parabéns pelo blog, faz tempo que você tem!

Vou te seguir.

Anonymous said...

Nossa! Ontem nem deu pra te visitar!!
Eu postei eram umas 7h30 e você?
Pena que os 60 anos foram marcados por mais violações desses direitos do que a promoção deles... Pena, mas não podemos desistir...

Que ótimo! Fico feliz em ver que estou "sintonizada" contigo!
Abraço.

BlogBlogs.Com.Br